Bom dia! Vcs sabem qual a história do banheiro e suas curiosidades? Se não, continuem por aqui que contarei tudinho 🙂
Na antiguidade
A história dos banheiros começa na Antiguidade. As margens dos rios Tigre e Eufrates, na antiga Mesopotâmia, foram encontradas tubulações de cerâmica de mais de 4 mil anos, que serviram para as obras de banhos públicos e dalas de banho requintadas com tinas também de cerâmica que eram aquecidas por grandes fogões.
Por volta de 1500 a.C., os egípcios se banhavam com água e óleos perfumados preparados pelos sacerdotes. Acreditava-se que as emulsões sagradas protegiam a pele do calor. As jovens do vale do rio Nilo esperavam seu banho ajoelhadas numa esteira de junco, enquanto as escravas jogavam sobre seus corpos água perfumada com mirra, cabela e flores para que o delicioso aroma completasse os efeitos revigorantes do banho.
Grécia antiga
Na Grécia antiga, as casas dos mais ricos sempre havia recipientes com água para lavar-se e, nas encruzilhadas dos caminhos, encontrava-se uma pia de mármore cheia de água colocada para que todos pudessem se refrescar. Os banquetes gregos incluíam uma sessão de banho para os convidados. Antes de entrarem no local da refeição, os comensais eram lavados e untados com óleos de rosas e amêndoas.
Os romanos
Os romanos passavam muito tempo nas termas coletivas banhando-se sob os cuidados da deusa Hígia, de cujo nome vem a palavra higiene. Nas cidades do vasto império romano, os banhos eram locais de verdadeiros encontros sociais e de diversão. Depois de usufruírem os banhos quentes das calidariae, uma espécie de sauna que provoca bastante transpiração, os romanos passavam para as salas de água morna, as tepidariae, e para as salas de água fria, as frigidariae.
Idade média
Na idade média, o banho deixou de ser coletivo e passou a ser uma ato individual e caro.
Os primeiros banheiros
Os primeiros banheiros eram pequenos e estritamente funcionais, sempre imperando a cor branca nos azulejos e da louça. Na década de 1960 os tons de azul escuro, verde e roxo tomam conta dos toaletes, dando-lhes um ar mais alegre e descontraído.
Nos anos 1970, a preocupação com o meio ambiente traz o gosto pelas plantas que enfeitam os espaços íntimos, valorizando a simplicidade com um toque de beleza.
Banheiros hoje
Hoje, a moda incrementa esses espaços, que passam a ter um design requintado e uma infinidade de detalhes e acabamentos que proporcionam perfeita harmonia ao ambiente.
O banheiro deixou de ser um ambiente isolado e aos poucos se foi integrando ao todo e tornando-se uma importante área tanto dentro da casa como em outros lugares.
Nossa que banheiros lindos, deve ser muito bom tomar banho em uma banheira dessas bem aconchegante com um ambiente desses.
Adoro post com esse tipo de informações, é uma coisa tão comum no nosso dia a dia mas nunca paramos para conhecer suas origens, adorei, beijinhos! ;*
oi!
Que legal 😀 eu adorei conhecer a história do banheiro 😀 Gostei das inspirações 😉
bjo
Muito bom saber essas curiosidades sobre os banheiros!!! Hoje vejo fotos de banheiros gigantescos (de alguns artistas). Aqui em casa são dois pequenos! Lindas fotos!!
Bjs
Que legal, não conhecia a história dos banheiros… Como as pessoas sempre foram vaidosas né? Beijos.
Olá,gostei muito do post,acredita que eu não conhecia história de banheiro mais já adorei conhecer amo novidades e essa é muito boa beijinhos.
Cada banheiro mais lindo que o outro ♥ Os tempos de hoje são modernos mais confesso que os antigos não passam batidos em alguns pontos .
Bem legal a historia do banheiro e as suas curiosidades!
Apesar de que você postou banheiros tão lindos e maravilhosos que mal consegui me concentrar na leitura.
Cada banheiro mais lindo e encantador um que o outro, já fiquei sonhando em fazer um para mim. 🙂
sabe prefiro o banheiro individual e caro ..esses negocio de coletivo não é comigo ..amei todos eles bjus
Que demais esse post! Super interessante saber mais da historia dos banheiros… como mudou ao longo dos tempos ne? E como tinha diferentes conceitos de decoração e estrutura