Como deixar a roupa mais limpa

Você já deve ter percebido que as máquinas de lavar não costumam cumprir totalmente a sua principal missão que é deixar suas roupas limpas. E isso não é uma característica de uma ou outra máquina específica, isso pode acontecer com todas as marcas e modelos.

Porém, isso pode ser minimizado com dicas simples. Quer saber como? Confira neste post por que sua roupa não sai limpa da máquina de lavar e aprenda a lidar com o problema. Acompanhe!

Por que a roupa não sai limpa da máquina de lavar?

1. Excesso de roupas na máquina

A primeira explicação do motivo porque isso acontece está principalmente na ação mecânica de giro vertical que acontece dentro da máquina. Essa ação é semelhante à lavagem manual feita no tanque, onde a força da gravidade aumenta o atrito e ajuda a remover a sujeira. Porém, quanto maior a quantidade de roupa na máquina, mas difícil fica a lavagem.

Assim, não é aconselhável usar a máquina no seu limite de peso. O ideal é mantê-la 70% cheia para não prejudicar a limpeza.

2. Máquina de lavar suja

Sim, isso mesmo! Sua máquina de lavar também precisa passar por uma limpeza periódica a cada dois meses. A limpeza do eletrodoméstico serve para retirar os restos de sabão em pó e amaciante, bem como fiapos de tecidos que ficam grudados no interior da máquina.

Para a limpeza, você pode usar uma mistura caseira de suco de limão ou vinagre, dissolvidos em água. Esfregue todo o interior da máquina com a ajuda de uma esponja macia e nos lugares de difícil acesso uma escova de dentes pode resolver o problema. Após esfregar toda a máquina, deve-se programar o ciclo de lavagem, ligar o aparelho e esperar até completar o processo.

⇒ Leia também: Use o banheiro sem medo de cheiros ruins, FreeCô é um bloqueador de odores que dá para levar na bolsa.

Mas atenção! Se sua máquina estiver mostrando sinais de ferrugem, uma simples limpeza não vai adiantar. Neste caso o recomendável é chamar um técnico, pois o cilindro pode estar danificado.

Dicas para turbinar a lavagem das roupas

Seguindo os dois conselhos acima, já dá para melhorar bem o nível de limpeza das suas roupas sem precisar de uma máquina de lavar nova. Porém, seguindo as recomendações abaixo, você consegue uma melhora ainda maior:

  • Separe as roupas por tipos (cama e banho; mesa; de uso pessoal), cores e tipos de tecidos;
  • Use produtos pré-lavagem e deixe agir por 5 minutos se encontrar alguma mancha. Só depois coloque a roupa na máquina;
  • Peças brancas encardidas como meias ou panos de prato devem ficar de molho da noite para o dia, antes de irem para a máquina;
  • As roupas suadas devem ser lavadas imediatamente e ficarem de molho se apresentarem um cheiro muito forte;
  • Observe o ciclo ideal de lavagem para cada tipo de roupa;
  • Prefira o uso de sabão líquido, pois ele deixa menos resíduos na máquina de lavar e também economiza água;
  • Use alvejante sem cloro misturado com o sabão durante a lavagem, isso potencializa a limpeza.

É sempre melhor contar com a ajuda de uma lavanderia

Gostou das dicas para ter roupas mais limpas? Não é nada complicado, porém na correria do dia a dia é comum que não sobre tempo para esses pequeno cuidados com suas roupas. Então, nada melhor do que contar a ajuda de uma lavanderia especializada como a Dry Wash, com equipamentos e profissionais capacitados para deixar suas roupas limpas, perfumadas e muito bem passadas.

21 comentários em “Como deixar a roupa mais limpa

  1. já faz um tempinho que comecei a cuidar das minhas roupas (ainda moro com a mamãe haah) e no começo não seria nada sem a ajuda da véia ♥ hahh. confesso que tinha esse problema, mas agr já estou melhor.
    e eu AMEI o tipo de conteúdo que vc posta aqui!

  2. que dicas excelentes!
    Eu sempre separo por tipo e cor, procuro não misturar roupas muito claras com escuras, pq já fiz cada coisa que olha kkkk
    seu post ficou ótimo! cheio de dicas pra nos ajudar ainda mais! ♥

  3. A máquina de lavar daqui de casa tem um filtro e normalmente a roupa sai suja cheia de lãs quando esquecermos de o limpa rsrs otimas dicas essas tuas, cá na europa a agua tem muito caule, e isso pode danificar a máquina com o tempo, mas descobrir que a melhor solução para esse problema e lavar a maquina usado vinagre.

  4. Excelentes dicas, uma pena não ter encontrado antes hahah volte e meia acontece com minhas roupas exatamente pelo primeiro motivo, o de colocar roupas demais na máquina.

    Parabéns pelo post! Continue com o ótimo trabalho aqui no blog.

  5. Olá, tudo bem?
    Eu (Yvens) agora nos meus 33 anos que resolvi aprender a cozinhar, lavar e passar..acho importante para o homem saber ser independente nesse sentindo, aprender a fazer as coisas de casa, pois pode surgir durante a nossa vida essa necessidade e eu não sabia desses detalhes acima citados sobre a roupa não sair limpa, achei interessante!
    Abraço!

  6. Ótimas dicas! Fiquei passada com esse lance de limpar a máquina de lavar, não sabia disso não! A minha já tem um ano e nunca tive problema, mas vou começar a fazer essa limpeza que você ensinou.

  7. Que ótimas as dicas para as donas de casa, eu sempre coloco pouca roupa na máquina já tinha ouvido falar isso, o excesso fica difícil mesmo, o seu post está super detalhado ajudou muito realmente contar com uma lavanderia é uma ótima opção bjs.

  8. Tem pouco tempo que investi em produtos para tirar manchas… coloco as roupas de molho nesse produto 1hora antes de realmente colocá-las para lavar e super funciona. Gostei das dicas.

  9. Como moro com emus pai, quem lava roupa é exclusivamente a máquina e, às vezes, eu e minha mãe lavamos umas peças mais delicadas na mão. Agora entendi porque tem veze que ela coloca só umas poucas peças dentro da máquina hehe.
    Achei seu post muito interessante e informativo, ainda mais pra quem mora sozinho, por exemplo,e pra poupar tempo lava tudo de uma vez 🙂

  10. Eu tenho um “dengo” com a máquina de lavar, somos melhores amigas e a gente tá sempre se ajudando a tornar a vida melhor, hahaha! Quando eu comecei a lavar as roupas em casa, muitos anos atrás, não sabia que precisava lavar a máquina também (adolescentes), mas depois que aprendi fiquei obcecada com a prática, aproveito pra lavar também os panos de chão logo antes que aí elimina as sujeiras que eles trazem.
    Acho ótimo esse tipo de post, porque o que parece óbvio MUITAS E MUITAS vezes precisa ser dito, né? Ninguém nasce sabendo!

  11. Olá, tudo bem?

    Achei muito interessante você trazer este tema para um post, pois já foi uma dúvida bem recorrente durante a minha vida, pois algumas vezes as roupas não saem lavadas da máquina. Confesso que não sabia que as máquinas deveriam ser limpas, nunca fiz isso, vou fazer urgente. Adorei as dicas!

    beijos!

  12. olá!
    ótimas dicas, nunca tinha pensado nisso.kkk
    Coloco as roupas na máquina meio que no automático e não me atento nos detalhes.
    Agora vou fazer direitinho.
    Abraços.

  13. Olá!
    Faz tempo que estamos sem máquina de lavar, aqui em casa, e preciso dizer que sinto saudades. Você arrasou nas dicas, e todo mundo precisa ler. Passar horas esperando a máquina fazer o trabalho dela, e a roupa ainda sair suja, é um tapa na cara
    Parabéns pelo post!

    Beijinhos,
    Utopia
    http://www.utopiavk.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo