Passo a passo para a preparação da pele madura

Todas sabemos que o envelhecimento muda nosso organismo, por isso adequar o passo a passo para a preparação da pele quando madura é essencial.

A mudança da pele com o passar dos anos

Aquela pele lisinha, esticadinha, sem manchas e perfeita já não é a realidade de muitas mulheres que estão ou já passaram dos 40.

Mas acompanhar essa mudança da pele com o passar dos anos nem sempre é fácil, ou melhor, nem todos tem conhecimento para isso.

Então vamos partir do princípio: com o passar dos anos a pele perde colágeno gradativamente e isso se acentua aos 40, 50, 60 anos.

A perda do colágeno leva a algumas situações que precisamos nos atentar (mas não se desesperar):

  • Flacidez,
  • Manchas na pele (melasmas),
  • Marcas de expressões acentuadas,
  • Rugas,
  • Ressecamento,
  • E ainda sofremos pq, em geral, a pele fica mais fina o que acentua tudo ainda mais.

Mas você não precisa se desesperar por causa disso, não é vergonhoso envelhecer, você só precisa entender que aquela técnica (ou jeito) que você usava para se maquiar aos 20 anos, provavelmente não será o mesmo.

Passo a passo para a preparação da pele madura

1o passo – limpeza

Toda pele, não importa se seca ou oleosa, jovem ou madura, precisa de higienização antes da maquiagem, isso é uma regra e vale pra todas.

Mas cuidado!

Aqui você precisa saber qual o seu tipo de pele. Peles oleosas podem receber a ação adstringente, já peles secas é melhor não para não remover a pouca oleosidade que ela tem.

Pulo do gato: use água gelada que ajuda a fechar os poros 🙂

2o passo – hidratação

Está aqui mais um passo que é essencial (regra mesmo) para todos os tipos de pele.

Sabe quando a maquiagem craquela e você não sabe pq? Em geral muita gente coloca a culpa na qualidade do produto, mas a culpa também pode ser sua por não hidratar a pele.

Com o passar dos anos a pele perde aquele “viço” e fica mais ressecada, então se joga na hidratação principalmente das áreas mais finas como os olhos 🙂

Quando você hidrata a pele, ela entende que já tem líquido suficiente e não precisa absorver o líquido da base. Resultado: pele que não craquela.

Para as peles oleosas vale o mesmo, só use um produto mais leve.

3o passo – protetor solar

Aqui cabe algumas ressalvas:

  • Use um protetor solar de acordo com o seu tipo de pele,
  • Dê preferencia para produtos com textura mais leve, afinal eu entendo que você já fez o passo 2 (hidratação),
  • Já existem produtos multifuncionais no mercado como os hidratantes com proteção solar e mesmo bases com fator de proteção. Se você usar um desses produto pode dispensar o protetor solar.

Não esqueça que peles negras também precisam se proteger dos raios UV.

4o passo – Primer

Eu também acho esse passo essencial pq com o passar dos anos a pele perde a “aderência, então podemos ajudar com o primer 🙂

Além disso, ele funciona como blur, que disfarça poros e linhas finas de expressão.

E para quem não sabe, o primer é um “fixador” de maquiagem, ou seja, ajuda a pele a fixar melhor tanto a base como sombras.

5o passo – base

Alguns cuidados para a escolha da base:

  • Teste antes de comprar, é maravilhoso usarmos um produto com vitamina E, proteção solar, anti-idade…mas em geral essas bases costumam oxidar (ficam mais escuras depois de secas);
  • Procure uma tonalidade que fique entre o tom de pele do rosto e do pescoço/colo. Se não souber escolher, peça ajuda para um profissional na loja.
  • Pele madura pede produtos mais leves, ou seja, aquelas bases mais líquidas.
  • Na pele oleosa dê preferência para bases um pouco mais matte, já as pele secas pedem um produto com mais glow.

Não tente esconder as rugas passando camadas e mais camadas de produto, o objetivo aqui é apenas disfarçar as marcas e manchas.

Além disso, quanto mais camadas de produtos você fizer, mais chances tem de acumular nos vincos e craquelar. Então prefira aquele ar mais natural 🙂

Por se falar de maquiagem mais natural, as mesmas dicas valem para os corretivos, na pele madura o menos é mais, então prefira produtos com textura leve.

E se for usar corretivo na área dos olhos, se joga na hidratação antes 🙂

Venha conferir a coleção de maquiagem da Hello Kitty by Dote Makeup

6o passo – pó

Cuidado com esse passo, o pó tem o “poder” de deixar a pele mais sequinha, então pessoas com pele seca podem dispensar esse produto.

Ah, Erica, mas eu não vou selar?

Em geral a pele seca já absorve um pouco do líquido da base (por isso é melhor não usar base com acabamento matte) e se você passar pó por cima, então essa base ficará ainda mais seca.

Já para as peles oleosas é liberado desde que usado com muita cautela, evite a área dos olhos e bochechas que são mais ressecadas.

Dicas de produtos para pele madura

Novamente eu ressalto que é importante testar os produtos antes de comprar.

Hoje em dia a maioria das lojas já tem embalagens para experimentar, então aproveite, vá na loja, passe o produto e veja como ele se comportará no decorrer do dia.

Assim vc consegue avaliar se o tom é o certo, se não craquela, se dura, se não dá nenhuma reação alérgica…e por aí vai.

Nessa idade a pele fica mais sensível, então não é vergonha nenhuma você testar o produto. Vou indicar pra vocês o da Dote Makeup (que é a mesma empresa da Esmaltes Dote)

Massa corrida primer – linha vintage pop

Prepara a pele, promovendo um acabamento uniforme. Tem textura leve, é oil free e deixa a pele com toque aveludado.

Base rebocão – linha vintage pop

A base, apesar de cremosa, tem uma textura mais líquida e leve. A cobertura também é leve para média com acabamento matte.

Como ela tem antioxidante você precisa testar antes para ver se não oxida em contato com a pele (nesses caso é melhor comprar um tom mais claro).

Está disponível em 4 tons.

Pó compacto translúcido – linha Hello Kitty

É um pó bem fininho, ideal para peles mais maduras ou que tenham marcas de expressão.

Apenas um pouquinho já é suficiente. Disponível em 6 cores.

Conclusão

O passo a passo da preparação da pele madura muda, assim como os cuidados com a pele nessa idade.

Nada disso é uma regra, são apenas sugestões. O mais importante é você saber (e aceitar) que sua pele mudou ou está mudando.

O segredo nessa idade são dois:

  1. A hidratação, que devolvera o viço para as peles secas e controlará a oleosidade nas peles oleosas fazendo com que a maquiagem dure mais tempo e não craquele.
  2. Produtos com textura mais leve para não acumular e nem marcar ainda mais as marcas de expressão e rugas.

Depois dos 30 é melhor investir em um produto de qualidade do que ter vários baratinhos e que não são indicados para sua pele.

15 comentários em “Passo a passo para a preparação da pele madura

  1. Realmente conforme a idade avança os cuidados com a pele vão mudando. Temos que estar atentos para não piorar o aspecto ao tentar melhorar. Ótimo seu post, super bem explicado.

    1. Sim, vejo muita gente usando produtos que nem é indicado para o tipo de pele dela ou comprando desenfreadamente mas sem se preocupar com a qualidade…poucas param pra pensar se os produtos são indicados ou não para o tipo de pele delas.

  2. Que interessante o seu post, eu nunca tinha parado para ler sobre a preparação da pele madura na maquiagem, mas agora percebi que estava precisando mesmo dessas informações!
    Eu também amei a embalagem dos produtos, deu vontade de comprar para testar <3

    1. Existem poucas informações sobre esse assunto na internet, infelizmente 🙁
      Sobre os produtos, sou apaixonada por essa pegada vintage das embalagens 🙂

  3. oi!
    Eu adorei o post 😀 a pele mais madura também precisa de cuidados… E são poucos posts que dão dicas para o preparo de peles mais maduras.

    1. Sim, e são cuidados diferentes daqueles que vemos por aí na internet. Em geral, a galera fala muito de cuidados para pele jovem e esquecem daquelas que estão chegando ou ja passaram dos 40 🙂

    1. Eu acho muito díficil e quase não tem profissionais que façam esse tipo de maquiagem, eu acho que os caras que tem esse tipo de especialização fazem sucesso 🙂

  4. Ah que post legal! É difícil achar conteúdos de maquiagem direcionados à pele madura. Tinha muitas coisas que eu não sabia e foi bom aprender.. ficarei esperta quando passar dos trinta kk

    1. Como eu estou chegando nos 40 sinto falta desse conteúdo, então decidi me especializar nessa área, afinal vai me ajudar e eu posso ajudar outras mulheres 🙂

  5. Meu passo a passo de cuidados é bem mais simples e incluo limpeza, hidratação e proteção. Sou vegetariana e sempre acreditei que uma boa alimentação fosse a base para ter uma boa pele e tem funcionado. Tenho pouca ou quase nenhuma acne. Manchas nenhuma e a dermatologista elogia minha pele. Estou a caminho dos quarenta, mas confesso que não me preocupo com os efeitos do envelhecimento. Acho que estar bem e se sentir bem é essencial e se as rugas no meu rosto forem causadas por um sorriso, já estou feliz. Sorriso é minha marca registrada.

    bacio

    1. Menina, esse foi um puxão de orelhas 🙂 eu preciso melhorar a minha alimentação e principalmente beber mais água, tenho uma dificuldade enorme para tomar água 🙁

  6. Gostei muito do post, com certeza irei usar essas dicas quando for maquiar algumas familiares mais velhas (elas sempre pedem a minha ajuda em festas e eventos da família, hehe)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo