O sol e os cuidados com a pele

Sim!!!  O sol resolveu dar as caras para o povo do sul e sudeste!! E com esse calor vem também a preocupação com a pele.

E já que sol e calor combinam com pele a mostra, então juntamos algumas dicas para manter a pele saudável e bonita também no verão 🙂

Verão e pele oleosa

Acho que uma das peles mais complicadas de tratar no verão é a oleosa, pq?  É simples: sol + suor + oleosidade = calamidade.

Mas será que tem como melhorar o aspecto da pele oleosa?  Claro!  Tudo tem jeito nesse vida 🙂

Então vamos as “dicas para melhorar a pele oleosa“:

  • Não lave a pele 300 vezes por dia, isso faz com que a camada de óleo seja eliminada, logo sua pele vai achar que precisa produzir mais óleo para manter a pele hidratada.
  • O ideal é usar um sabonete adstringente específico para o rosto, tonificar e hidratar pelo menos 2 vezes ao dia. Se esse cuidado for continuo, a pele vai entender que já está “umididificada” ou seja, hidratada e passa a produzir menos óleo.
  • Beba muita água, sério gente, a água é o melhor remédio para qualquer tipo de pele.
  • Use produto específicos para pele oleosa, em geral eles são em gel e dê preferencia para os oil free.
  • Tome cuidado com maquiagem, principalmente se vc usar todos os dias, base + pó + primer + blush + iluminador = poros fechados = a espinhas internas + cravos.
  • Tenho sempre por perto aqueles lencinhos de papel manteiga caso vc tenha a zona T muito oleosa.
  • Jamais, de maneira nenhuma esfregue lenços e toalhas na pele, isso só vai abrir os poros e espalhar a oleosidade ainda mais.

⇒ Leia também: qual o valor que você dá para sua pele?  Será que estás usando os produtos certos?

Verão e pele escura

Esse é outra coisa que incomoda muito as mulheres, mas saiba que tem como “clarear a pele inclusive com receitas caseiras

Em geral a pele escurece por causa do atrito ou de alguma irritação continua, como usar lâmina para se depilar.  Então alguns cuidados podem diminuir e até mesmo eliminar a mancha escura.

  • Novamente, manter a pele limpa, tonificada e hidratada é de grande ajuda, até pq também diminui o atrito consequentemente melhora o aspecto da pele.
  • Esfoliação é essencial para remover a pele morta e isso pode ser feito com argila, açucar, café, fubá….e mesmo com produtos específicos para clarear a pele.
  • Use e abuse do protetor solar, para quem não sabe, o sol também pode dar manchas na pele principalmente se a exposição for grande e prolongada.
  • Consulte um dermatologista, hoje em dia existem procedimentos rápidos e indolores para clarear a pele, acho que vale super a pena já que são resultados mais pontuais.

Verão e as famosas celulites

Aposto que isso te incomoda ou já te incomodou algum dia.  Acho que não tem problema nenhum ter estrias e celulites, mas nós sempre queremos melhorar o aspecto da pele e isso não é mal nenhum se for saudável.

E é claro que tem “como melhorar o aspecto das celulites e estrias com dicas simples”

A celulite nada mais é do que acumulo de gordura em determinado lugar que provoca aquele aspecto de casca de laranja na pele.

Antes de tudo é importante você saber o grau da sua celulite, pq cada grau exige um cuidado e tratamento diferente (o mesmo vale para estria).

  • De novo, manter a pele hidratada sempre.
  • Beber muita e muita água e manter uma alimentação equilibrada com bastante salada e legumes e pouca gordura.
  • Esfolie a pele fazendo massagem, alias a massagem é uma grande aliada para melhorar o aspecto dos “buraquinhos” na pele.
  • Para celulites mais profundas é necessário um tratamento mais especializado e eles estão muito mais acessíveis hoje em dia, então acho que vale a pena dar uma olhada.

Dicas gerais para ficar sempre linda

Claro que existem várias outras preocupações que aparacem no verão, mas se formos falar de todas elas o resultado será um livro enorme rsrs

Sou super a favor dos cuidados com a pele e o corpo, mas também defendo que devemos gostar do que vemos no espelho 🙂 isso não significa se acomodar.

⇒ Leia também: mousse para remover a maquiagem?  Isso aí, limpa e hidrata ao mesmo tempo.

E alguns cuidados são necessários para manter o corpo saudável em qualquer época do ano:

  • Mantenha uma alimentação equilibrada e beba muita água, é uma dica clichê mas muita gente (inclusive eu) não sigo a risco 🙂 Quanto a alimentação é saudável mantemos a pele em bom estado também.
  • Faça exercícios físicos, eles ajudam a eliminar toxinas e claro que melhoram o aspecto da pele.
  • Use protetor solar sempre, para quem não sabe o sol além de causar manchas na pele pode levar ao câncer, então todo cuidado é pouco.
  • Use produtos específicos para seu tipo de pele, nada de usar o da irmã pq ficou com preguiça de comprar 🙂
  • Faça consultas periódicas com ginecologista e dermatologista, as vezes vc acha que está usando o produto ideal para sua pele mas seu problema pode ser outro e isso só um especialista pode te falar.

E por fim e não menos importante, seja feliz e sorria sempre, sabe aquela máxima que a risada pode curar?  É a mais pura verdade!  Quando estamos felizes até nossa pele fica mais bonita 🙂

23 comentários em “O sol e os cuidados com a pele

  1. É mesmo, o calor chegou com tudo e com ele essas dicas vieram para melhorar nossa saúde em muitos aspectos. Mas a mais importante é sobre ser feliz, esbanjar simpatia e reluzir sorrisos. Felicidade contagia. Felicidade nos faz bonitos de corpo e alma!
    Abraços! ?

  2. Faz 2 meses que tenho tirado um tempinho todos os dias pra cuidar da minha pele… estou preparando ela pro verão. Geralmente é a época que ela fica tensa kkkk adorei esse post, esses cuidados são realmente necessários.

  3. Olá! Adorei suas dicas! Minha pele é mista e no verão tenho que dar um pouco mais de atenção para não sofrer com acne.
    Acho que o segredo para tudo nessa vida é a boa alimentação e beber bastante água. Abraços

  4. Não me preocupo muito com questões estéticas (pele mais escura, celulite, etc.), mas acho que cuidar da pele é importantíssimo! Sei que devemos beber bastante água, mas não sigo isso à risca, então é sempre bom ter um lembrete!
    Ótimas dicas!

  5. Já tentei varias vezes usar protetor solar, só que não me acostumo com nenhum t.t Me incomoda muito aquela sensação de coisa melecada na pele, ai desisti =C
    Comecei a pouco tempo usar um creme no rosto durante a noite, e só xD

  6. Adorei as dicas! No verão o combo protetor solar + muuuita água é sempre essencial pra mim. Porém acredito que incorporar essas outras dicas vai me ajudar bastante a passar pelo verão com uma pele bonita!

  7. Oi, Érica! Adorei o seu post, você deu dicas ótimas pra nossa pele, não só pro verão que tá chegando mas para a vida, afinal todas nós queremos envelhecer bem e cuidar da nossa pele é um passo pra isso 🙂

  8. Nesse calor o que eu mais tomo é água e suco, além de viver de protetor solar quando saio de casa. Também adoro passar creme no corpo todo em qualquer época do ano.
    Eu odeio o que esse calor faz com a pele, mas o jeito é ir se adaptando hehe.
    Adorei as dicas, em especial a sobre alimentação 🙂

  9. Olá… Me interessei muito pelos cuidados para a pele oleosa, cometo a atrocidade de lavar 500 vezes no dia, é muito complicado encontrar produtos que amenizem, sempre tive a pele acneica por conta de problemas hormonais e tem sido desanimador tratar, parece que nunca conseguirei me livrar disso. 🙁 vou falar sobre com meu dermato. Enquanto isso seguirei tomando muitíssima água.

  10. Eu tenho a pele oleosa e depois que eu comecei a beber água sempre ela melhorou uns 40%. Infelizmente minhas espinhas também são hormonais e apenas uma rotina não adianta tanto, estou cogitando até mesmo o anticoncepcional. Suas dicas são valiosas! Eu só mudaria a parte do sabonete adstringente (se for líquido, não faz bem algum para a pele).

  11. Dicas importantíssimas para quem mora em regiões de muito sol e calor, como é o caso aqui do Ceará. Cuidados com a pele vai muito além da estética, é fundamental para a nossa saúde e bem estar.
    Parabéns pelo post!

  12. Pingback: Mulherzinhas S/A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo