Mel como anti-inflamatório e cicatrizante

Ontem, 17 de março, foi o dia nacional do mel e claro que não podemos deixar passar em branco já que além de anti-inflamatório ele é também cicatrizante!

E claro, também, que daremos várias receitinhas de como incluir o mel na sua rotina de beleza (e se não estiver, está na hora de ter 🙂 ).

Quem é fã de produtos naturais sabe das maravilhas que o mel pode fazer não só como alimento mas também na nossa rotina de beauty.

Para começar temos diversos tipos de mel, alguns deles como o da flor de laranjeira são bem comuns e mais em conta.

Já outros como o mel “élfico” produzido na Turquia, é um dos mais caros do mundo podendo chegar a R$ 16.000,00 isso mesmo, você não leu errado, esse mel é tão especial que custa em média 16 mil reais 🙂

Mas claro que o povo é esperto e já começaram a “clonar” o mel élfico que pode ser encontrado em algumas feiras por R$ 48,00.

O mel na alimentação

Muito usado como adoçante natural, o mel é ingrediente indispensável em diversos tipos de dietas por ser mais saudável que o açúcar e o adoçante industrializado.

Cada tipo de mel possui uma característica distinta de acordo com a planta ou local em que é produzido e por isso também as propriedades são diferentes.

O mel de abelhas africanizadas (com ferrão) possui em torno de 80% de açúcar.  Já o mel de abelhas sem ferrão tem em média 70% de açúcar e são mais espessos.  Esse é um ponto que diabéticos precisam tomar muito cuidado, não é pq é um produto natural que está liberado para todos.

Além de fonte de energia, o mel também é rico em potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto, cobre entre outros minerais.

Hoje em dia com as dietas mais naturais já é possível encontrar várias receitas que substituem o açúcar pelo mel.

O mel na rotina de beleza

Se você é dessas que ama cuidar da pele então provavelmente já se deparou com algum produto que tenha mel na composição.  Ou ainda já usou mel in natura em alguma receitinha caseira 🙂

Por todos os benefícios que ele tem, o mel é amplamente usado na industria cosmética e olha, quem usou jura que é maravilhoso!

Além de ser fonte de vitamina C, ou seja, ajuda no clareamento das manchas e também na síntese do colágeno; o mel tem ação cicatrizante, revitalizante e antibacteriana.

Quem tem o cabelo oleoso pode usá-lo para limpezas profundas sem danificar os fios.

Entendeu agora pq tem tanto cosméticos que usa mel na formulação?


Sugestões de como inserir o mel na rotina de beleza

  1. Esfoliante – combinado com outros elementos como açúcar, fubá ou café o mel é um poderoso esfoliante capaz de diminuir os poros e a oleosidade além de cuidar das espinhas que insistem em inflamar.
  2. Hidratante – combinado com óleos, o mel terá uma ação hidratante e cicatrizante.  E você pode usar tanto na pele quanto nos lábios.
  3. Cabelos – já nos cabelos, ele ajuda na limpeza e diminuição da oleosidade, você pode misturar no creme ou shampoo.  Já existem no mercado várias linhas com mel na composição, também é uma boa opção.
  4. Lembra que eu falei da vitamina C, pois é, ele tem o poder de clarear manchas e tonificar a pele.

⇒ Leia também: 5 passos para uma pele saudável, linda e bem cuidada.

Misturinhas com mel

  1. Mel + fubá
  2. Mel + açúcar
  3. Mel + pó de café
  4. Mel + clara de ovo
  5. Mel + aveia
  6. Mel + abacate
  7. Mel + óleo de amêndoas
  8. Mel + iogurte
  9. Mel +cenoura
  10. Mel + óleo de coco

A receita é bem simples: basta misturar os ingredientes.  A textura e quantidade dependem de onde será usado, no cabelo ou na pele.  No geral, deixe agir de 15 a 20 minutos e enxague bem.

12 comentários em “Mel como anti-inflamatório e cicatrizante

  1. Eu AMO mel, tanto pra ingerir quando pra tratamento de beleza, faço esfoliante de café com mel e açúcar, fica uma maravilha minha pele. Todo dia tomo pelo menos uma colher de mel, ainda não tô com hábito de colocar em bebidas com adoçante mas tô no caminho.

  2. Oi o/
    Uma amiga comentou comigo que estava usando pra esfoliar, mas ela parou por causa da quantidade de formiga que estava juntando no banheiro xD~
    Eu estava pensando em usar no lugar do açúcar na minha vitamina mas não sei como vai agir com o meu colesterol então nem tento xD~

  3. Já posso ficar chocada com todos os benefícios do mel? rs só conhecia o mel para ser tomado puro e quando estou com a garganta doendo kkkkkk inclusive NUNCA vi dieta substituir açucar pelo mel.. normalmente vejo sendo substituido por adoçante stevia ou sucralose. Adorei conhecer mais dos benefícios, até porque tenho cabelo oleoso e vou fazer testes! Obrigada!!

  4. Amooo mel! Mas infelizmente este é um produto que está sumindo, já que as abelhas estão entrando em extinção… O homem realmente não sabe cuidar da natureza. Espero que não percamos esses insetos tão importantes e esse alimento tão benéfico!

  5. Tá pra nascer coisinha mais MARAVILHOSA que mel, né? Amo usar pra adoçar as coisas (no chá então, delícia!) e produtos derivados pra beleza… Amei a dica de misturar no shampoo pra hidratar os cabelos, vou testar por aqui!

  6. Olá…
    Uso mel com borra de café para esfolar e a pele fica simplesmente linda. Minha filha usa na pele e nos cabelos e também ama.

  7. Ahhh o mel é uma maravilha, sem falar que dá para se usar de mil e uma formas, estou até sem mel aqui em casa e depois desse post já quero comprar pra fazer essas receitinhas com mel para a pele e cabelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo