Cuidados com cabelos coloridos

Faz tempo que não trago para vocês dica de produtos, então hoje além das dicas de cuidados com cabelos coloridos, também indicarei um kit maravigold da Felps.

A durabilidade da cor do cabelo dependem de vários fatores, acreditem se quiser, mas até o clima tem interferência direta nesse fator 🙂 Mas existem algumas práticas que podem prolongar o tom do seu cabelo e até deixá-lo mais vivaz.

Cabelos coloridos ou com química

Os cabelos coloridos ou com química tendem a se danificarem em demasia, por isso todo o cuidado ainda é pouco.
Quando você descolore ou colore seus fios é necessário que as cutículas se abram para que a cor entre ou saia (no caso da descoloração).

O grande problema é que muitas vezes essas cutículas não são fechadas corretamente, o cabelo perde massa e fica poroso.
Resultado? A cor desbota super rápido, o loiro fica amarelado, os fios absorvem mais água do que deveriam e não seguram a hidratação.

Esse é um dos maiores e mais comuns dos problemas do cabelo com química.

Cronograma capilar

Sempre, em todas as hipóteses, depois de qualquer química devemos tratar os fios para que eles se recuperem, e isso serve tanto para cabelos coloridos quanto para os quimicamente tratados.

Primeiro passo – como está seu cabelo

Você precisa descobrir como está a saúde do seu cabelo e qual o estágio/nível de problema.

Existem vários testes para se descobrir isso, mas se você não souber como fazer o ideal é procurar um profissional para que ele te oriente.
Se quiser tentar seguem alguns desses testes:

Cabelo poroso

Seu cabelo afunda na água?

Se ele afundar, as cutículas estão aberta e por isso absorvem a água fazendo os fios ficarem pesados e afundar.

Se ele boiar, as cutículas estão fechadas e o fio não perde umidade.

Se ele ficar no meio ou afundar lentamente, o fio está hidratado e consegue segurar a umidade.

Tipo de cabelo

Cada cabelo preciso de um cuidado diferente, por isso é importante você saber exatamente qual é o seu tipo de fio:

Curvatura: liso, ondulado, cacheado ou crespo.

Tipo: normal, oleoso, seco ou misto.

Segundo passo – montar o cronograma

A montagem do cronograma capilar vai levar em consideração todas as informações anteriores.

Hoje em dia existem apps que fazem esse trabalho e vc não precisa se preocupar com nada, apenas não perder os dias dos tratamentos.

Hidratação

A hidratação é um dos tratamentos capilares mais conhecidos de todos os tempos. Sempre que pensamos em cuidar dos cabelos, a hidratação é a opção mais óbvia. E não é à toa: esse procedimento é responsável por repor água e nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias. Dessa forma, manter uma rotina de hidratação livrará os fios do ressecamento, garantindo cabelos mais saudáveis.

Nutrição

A nutrição capilar é o procedimento responsável por repor lipídios aos cabelos. Mas o que são lipídios? Basicamente, são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, e sua função é conferir uma camada protetora aos fios, deixando-os macios, flexíveis, brilhantes e com as cutículas alinhadas. Assim, fazer a nutrição capilar é a melhor forma de garantir que os fios fiquem hidratados, protegidos, mais bonitos e saudáveis.

Reconstrução

Ao sentir os cabelos quebradiços, finos e porosos devido, principalmente, às ações químicas, o melhor caminho para a restauração da fibra capilar é a etapa de reconstrução do cronograma capilar. A reconstrução age na reposição de proteína aos fios, especialmente Queratina. 

Por ser a etapa mais potente do cronograma capilar, a reconstrução deve ser feita com base na real necessidade do cabelo, ou seja, apenas fios extremamente danificados e elásticos, que precisam recuperar toda a massa capilar perdida, devem passar pela reconstrução capilar semanalmente. Do contrário, a cada 15 dias é o período mais indicado.

As informações sobre hidratação, nutrição e reconstrução foram retiradas do site: https://www.todecacho.com.br/cronograma-capilar-como-fazer/

Pq o cabelo colorido desbota

Essa é a pergunta que muita gente se faz na hora que colore e alguns dias depois percebe que os fios estão perdendo a cor.

Existem vários motivos para isso acontecer, desde má qualidade do pigmento, até má escolha dos produtos de cuidados diários.

Quem colore os fios precisa ficar atento a alguns pontos importantes:

  • Química em geral deixa as cutículas abertas, logo, fios porosos não conseguem segurar a cor por muito tempo.
  • Cabelo com química tem tendência a ressecar mais rápido e mais fácil, e sem água seus fios também não tem aderência para os pigmentos de cor.
  • Existem cores com pigmentos de cores muito “pequenos”, é o caso do laranja e vermelho, então em geral eles desbotam mais rápido.
  • Cabelos descoloridos também tem uma resistência maior para pigmentar, então é necessário vários processos de pigmentação.

Leia também: saiba quais são as tendências de cabelo para 2019 e escolha o seu 🙂

Produtos específicos para cuidados com cabelos coloridos

Mas o mercado percebeu que nós nos matávamos de cuidados com os fios e ainda assim eles amarelavam, desbotavam e ressecavam com uma rapidez de outro mundo rsrs

E hoje já temos vários produtos desenvolvidos especialmente para o cuidado dos cabelos coloridos. É claro que (de novo) você deve escolher bem o tipo de produto para o seu tipo de cabelo 🙂

Xcolor by Felps profissional – cuidados com cabelos coloridos

Linha Xcolor da Felps é indicada para os cuidados com cabelos coloridos. Sua fórmula de alta qualidade promove uma maior fixação da cor, prevenindo o desbotamento dos fios e fazendo durar a cor por muito mais tempo.

A Linha Xcolor restaura e prolonga o brilho dos cabelos coloridos. Linha Xcolor da Felps protege dos raios UV, promovendo maior durabilidade da cor.

Minha experiência com a linha Xcolor by Felps

Quem me acompanha a mais tempo sabe que meu cabelo é extremamente complicado.

Quando eu tinha fios vermelhos, preto, roxo (cores escuras) meu cabelo não aceitava de jeito nenhum produtos com óleo. Mas quando fiquei loira, adivinhem!! A estrutura dos fios mudou radicalmente e ele passou a amar óleo.

Isso é para ilustrar o quanto é importante conhecer nosso fio e a saúde no momento do tratamento.

Usei o shampoo e condicionador da linha Xcolor quando estava com os fios ruivo laranja e depois que descolori. Os resultados foram totalmente diferentes em cada uma das situações.

A ideia do produto é proteger a cor e consequentemente aumentar a durabilidade da mesma. Mas eu não tive muita sorte com isso e sinceramente não vi diferença na durabilidade do meu ruivo laranja 🙁

Por outro lado, quando descolori os fios, percebi que o kit me ajudou demais a cuidar e proteger os fios deixando-os emolientes e macios.

Então o que eu posso falar? Tudo depende do seu cabelo! Mas com certeza esse tipo de produto veio pra trazer praticidade para nosso dia a dia.

13 comentários em “Cuidados com cabelos coloridos

  1. Realmente cabelos coloridos requerem um cuidado bem maior para manter a cor por mais tempo e também preservar a saúde dos fios. Eu tenho muita vontade de pintar e agora, com esse post, já saberei como cuidar.

  2. Cabelo colorido exige muito cuidado principalmente pela descoloração né? Eu acho lindo cabelo colorido mas não tenho mais coragem de descolorir o meu porque ele não aguenta 🙁 estou optando por cuidar e futuramente faço algo do tipo.

  3. O máximo de cabelo colorido que tive foi loiro haha e só mechas, porque tenho alergia a pigmento e não posso passar nada no couro cabeludo. Quando eu fazia luzes “normais”, até que tava tranquilo, mas quando começou a onda de fazer luzes em cima e puxar bem no restante dos fios – parecendo que tinha tingido o cabelo todo e não feito só as mechas, foi quando a coisa desandou 🙁 meu cabelo ficou péssimo e hoje estou esperando sair toda a tintura pra ver se ele se recupera – perdi muuuuuito cabelo nesse tempo.
    Confesso que nunca fui de tratar muito bem e isso com certeza afetou :/ queria ter lido esse post há uns 6 anos atrás pra me ajudar! Se um dia voltar a descolorir, vou seguir as dicas 😀
    Bjs!

  4. Cronograma capilar salva o cabelo. Hoje está bem mais acessíveis encontrar produtos focados em cabelos coloridos que alguns anos atrás né. Então ter dicas de produtos com um bom custo benéfico é bem legal.

  5. Olá! Eu tenho cabelo colorido. Meu cabelo é rosa com mechas roxas. Ficou lindo! Mas eu tenho que fazer muitos processos para cuidar dele. Eu faço muitas hidratações, umectações com azeite (ou outro óleo vegetal, mas esse é o meu favorito), reconstrução e acidificação.

    Você já ouviu falar da acidificação? É o reajuste de ph utilizando vinagre de maçã ou limão (limão apenas para cabelos extremamente porosos).

  6. Érica, menina, seu cabelo está MARAVILHOSO nesse loirão! Tá parecendo uma pinup, belíssima demais! Sei que não é o foco do post, mas eu não podia deixar de elogiar., de tanto que amei..
    Cronograma capilar é um assunto que me faz esconder no cantinho de vergonha porque não ter começado nunca, apesar de prometer pra mim mesma várias vezes. Não tem jeito, a gente tá suscetível às temperaturas de modo geral, química, poeira, tudo o que o cabelo recebe todos os dias, fora influências internas do próprio corpo. Independente de descoloração ou coloração, não tem quem aguente sem aquela turbonada nos cuidados, né?

  7. Olá!
    Quanta dica boa, não sabia de alguns detalhes sobre cabelos coloridos, ainda não pinto o cabelo, aí sou um pouco leiga no assunto.
    Abraços.

  8. Você disse tudo quando falou que a gente precisa conhecer nossos fios, principalmente porque não tem jeito, cabelo muda! De tempos em tempos a textura fica diferente, o resultado com produto X ou Y, até a cor. A gente tem sempre que estar de olho.
    Mas, menina, eu não sei decidir se prefiro você platinada ou ruivona… Fica muito maravilhosa dos dois jeitos! Sério, mulherão numa foto e mulherão na outra, a gente nem sabe pra onde olhar, ahahahaha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo