A saga da Reeducação Alimentar

Bom dia!! Vamos começar a saga da Reeducação Alimentar rsrs

Todo ano nós fazemos a promessa de melhorar a alimentação, fazer mais exercícios e cuidar da saúde, e comigo não é diferente rsrs Mas, em 2018 decidi que levarei essa história de Reeducação Alimentar a sério.

Como será a saga

Tudo que eu falar nesse post para vocês será um projeto…um planejamento que pode ou não ter modificações no decorrer dos dias 🙂

Eu darei mais atenção a alguns itens que eu sei que são meus pontos fracos e gravarei um vídeo todos os meses contando para vocês como está sendo.  Alias, se você quiser acompanhar é só se inscrever no Canal Mulherzinhas S/A.

Água

Eu tenho uma dificuldade enorme em beber água, para vocês terem uma ideia, as vezes passo dias sem beber nem uma gota de água!!! 😮

Sei que isso faz um mal enorme por isso mesmo será um dos pontos que precisarei de muita, mas muita atenção!  E para ajudar nisso, minha nutri sugeriu que eu começasse a ingerir água saborizada combinada com água pura.

Exercícios

Confesso que sou dessas que morre de preguiça de fazer exercícios, e o fato de não ter horário para nada ajuda no quesito “não frequentar acadêmia”, então aqui o ponto será se exercitar em casa e com consciência.

Mas, aqui precisamos de um cuidado redobrado pq em geral quando fazemos exercícios em casa não cuidamos da postura e isso será um desafio a parte.



Para me ajudar usarei os vídeo do Canal Exercícios em Casa, acessem pq as aulas são divertidas e completas 🙂

Frutas, legumes e saladas

Eu já sou uma consumidora de saladas e legumes, mas as vezes deixo a desejar nas frutas 🙁 e nem e pq não tem, aqui em casa não faltam esses 3 tipos de alimentos.

Então o ponto aqui é incluir mais porções de frutas no dia a dia e não descuidar dos legumes e saladas 🙂 E o plano é incluir essas frutas nos lanches entre as refeições.

Vale uma ressalva, afinal, apesar de frutas serem saudáveis algumas delas tem muitas calorias então é bom ter cuidado na escolha 🙂

Petiscos

Aqui está outro ponto que preciso de extremo cuidado!! Por trabalhar em casa tenho a mania de visitar a cozinha sempre que posso ou que preciso esticar as pernas, e isso é minha perdição rsrs

Eu não como muito nas refeições principais, mas sou uma maravilha na hora de “beliscar” durante o dia e isso estraga qualquer reeducação 🙂

Para esse item, pretendo me policiar com os horários da alimentação tentando incluir as frutas no lugar dos petiscos como frios, bolachas e pães.

Reeducação alimentar não é restritivo

É bom deixar claro que na Reeducação Alimentar nada é proibido, o que acontece é que aprendemos a fazer escolher melhores.

Então não é preciso eliminar o doce, a massa ou aquele salgadinho preferido, o ideal é que tudo seja feito com consciência e sabedoria.

Até pq, vamos combinar, dietas restritivas na maioria dos casos não duram muito tempo e deve ser horrível demais ficar sem aquela comida preferido para o resto da vida 🙂

36 comentários em “A saga da Reeducação Alimentar

  1. Sim é bem isso. Aqui em casa eu e meu marido estamos aprendendo a ter escolhas melhoras, horário certo de alimentar e de 3 em 3 horas. Faz duas semanas já. Depois a gente vai se acostumando. Sucesso!

  2. Também estou nesse clima de reeducação alimentar e vou te contar um segredo: saiba seu limite e tente trocar as coisas que você gosta por outras tão gostosas quanto, só que mais saudáveis e sem tanta caloria. Eu amo doce, por exemplo, então estou diminuindo aos poucos e comendo mais frutas doces. Isso sacia minha vontade. Mas quando quero mesmo um doce, não fico restrita. A parte boa é justamente saber ter equilíbrio. Espero que consiga ♥♥

  3. Muito bom o seu post começar com uma reeducação alimentar é muito bom para a saúde, eu também tenho uma dificuldade pra beber água, o certo é beber 2 litros de água eu não consigo, a minha meta pra esse ano é beber os 2 litros de água. Vai ser muito bom poder te acompanhar nessa saga, bjs.

  4. Perante o assunto, sinto que cada pessoa adequa-se às suas circunstâncias e necessidades, mas o truque é mesmo controlar-se e optar por algo melhor. Quanto à água, eu só bebo água desde criança, detesto todas as outras bebidas, e nunca experimentei álcool sequer em duas décadas de vida. Perante o exercício, também quero iniciar-me nisso, abandonei-o e não devia ter feito isso. Quanto às opções saudáveis, adicionei-as aos poucos e agora não vivo sem elas, haha. Portanto, é poss´ível sim. Faça por etapas, cumpre metas e estabeleça uma rotina saudável a longo prazo. Os resultados são muito bons! Cuide-se!

  5. Eu preciso fazer uma reeducação alimentar também, como muita besteira :/ Quando estava prestes a me formar, dei uma controlada na alimentação e emagreci 3kg sem sofrimento…Mas foi passar a formatura que eu já engordei de novo hiuhaiuahui

  6. Parabéns por tomar essa decisão, e até já criou estratégias para contornar as suas possíveis dificuldades! Confesso que tô bem devagar na minha meta de exercícios, mas estou cuidando da minha alimentação e evitando excessos. Sou contra dietas restritivas, já fiz algumas e mesmo ficando mais magra, só fiquei mais infeliz :/ Torço pra você continuar firme nos seus objetivos, só tem a ganhar! bjs

  7. Oi Erica, tudo bem? Realmente no começo do ano fazemos várias “promessas” e conforme vai passando o ano deixamos elas de lado (risos). Mas é preciso ter disciplina e seguir firme nas nossas metas. Também estou voltando à minha rotina saudável e mudando o cardápio. Os lanchinhos é a parte mais difícil =/ Complicado ir à cozinha e não comer uma coisinha ou outra né? Mas vamos conseguir. Boa sorte! Beijos, Érika =^.^=

  8. Oi Erica! Nem sabia que você tinha canal! Já me inscrevi e ativei o sininho pra saber quando terá novidade e pra assistir o que foi postado quando tiver tempo. O meu maior problema é a salada. Simplesmente não gosto de comer pura, pelo menos. Mas misturada na comida, tipo na massa, até vai ahaha Já fruta eu adoro e principalmente tomar sucos naturais. Água pra mim também não é o problema, porque adoro tomar água, não só quando estou com sede. É um hábito. Já os exercícios por outro lado, também tenho muiiita preguiça! Beijãaao

  9. Olá, tudo bem?

    Eu adorei o seu post, acho que você explicou muitas coisas sobre a reeducação alimentar e ainda falou das suas dificuldades. Estou no time que adora beber águae comer frutas e legumes, mas o meu maior problema é os exercícios. Vou adorar te acompanhar nessa nova fase.

    Beijos!

  10. Estou na mesma saga que ti. Também trabalho em casa e sei como é difícil de se segurar e não pesticar o dia todo. O que tem me ajudado muito é o livro da Rita Lobo, porque ela ensina como fazer todo tipo de legumes e alimentos saudáveis sem neuras ou restrições. Vou acompanhar seus vídeos.

  11. Eu também tenho muita dificuldade com todos os pontos que você citou, só uma coisa que eu não deixo de fazer: comer de 3 em 3 horas. Isso já me ajuda a pelo menos manter o peso, mas eu devo admitir que minha alimentação não é nada saudável – quase não vejo frutas, legumes e verduras na minha frente! Queria começar a trabalhar nisso…

  12. Reeducação alimentar é algo que em breve também vou começar para ter uma vida mais saudável, é muito importante para nós ter uma boa alimentação né? é bem difícil mas temos que tentar!, obrigada pelas dicas principalmente da água

  13. Eu também prometi fazer isso esse ano,mas até agora nada! hahaha Eu como você trabalho em casa e isso dificulta bastante as coisas na hora de se cuidar e comer menos né? Sobre a agua, eu também era assim e agora não consigo ficar mais muito tempo sem beber agua que já fico com a boca seca haha
    Boa sorte e que você consiga atingir todos os seus objetivos!
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

  14. Reeducação alimentar realmente é algo que exige disciplina, mas com o tempo tudo vai se acertando e você vai conseguindo se adaptar.
    Eu tenho a meta de beber 2 litros de água por dia, mas eu simplesmente esqueço! Quando faz bastante calor ou quando eu dou aulas de dança, passo dos 2 litros fácil, mas fora desses dias eu nem lembro que água existe. Preciso melhorar isso também.

  15. Oi, tudo bem? Que iniciativa boa, espero que tudo ocorra como está planejando, que consiga reeducar sua alimentação, venho tentando a algum tempo, mas falho totalmente :/
    Vou amar acompanhar a sua, talvez assim eu crie vergonha na cara
    parabéns <3

  16. Achei legal o que você disse no post, as veze a gente busca receitas milagrosas para a perda de peso, mas no fundo tudo o que a gente precisa é encontra um equilíbrio entre o corpo e a mente.

  17. Sei bem como é essa situação. Desde meus 15 anos eu luto contra a balança e aprendi várias coisas a respeito de reeducação alimentar e é bem o que você disse, não há nada proibido, é só fazer as escolhas certas. Uma das minhas maiores dificuldades é ter disposição para me exercitar e lembrar de beber água. Mas vai dar tudo certo e você vai seguir firme e forte na sua reeducação. Boa sorte. 🙂

  18. Eu entendo bem. Esse ano eu mesma comecei a fazer exercícios em casa e passei a melhorar minha alimentação. Um pouco menos de carboidrato (arroz você não anda fazendo falta) e mais salada. Até porque eu almoço no restaurante do serviço e trabalho muito tempo sentada, daí passei a comer uma quantidade absurda de arroz e feijão, então decidi que tinha que me policiar por ai. Beber água nunca fui difícil para mim, até porque já tive alguns problemas de rins e para evita-los, bebo o máximo de água que consigo ingerir. Para mim tem sido ótimo e até mesmo um alívio 🙂
    Estou gostando bastante de ter começado, sinto-me mais disposta e menos cansada quando preciso fazer algo que exige mais de mim. 🙂

  19. Parabens pela inciciativa e vai com tudo! Eu preciso muito disso tambem, eu danço e faço exercicios com frequencia, estou longe de ser sedentaria,mas tenho muito problema com petiscos, doces e junk foods, tambem, trabalhando em shopping não dá certo.

  20. No começo da minha reeducação alimentar eu me sentia o Hannibal, porque até as pessoas me lembravam comida ???
    Mas com o tempo acostumei e quando percebi fazia tudo sem consultar rotina. Também tinha problema com petiscos e em casa parei de comprar e troquei por frutas e snacks naturais de soja, grão de bico, amêndoas entre outros e aí quando sentia muitaaaa vontade comprava um chocolate! Boa sorte nessa sua jornada e vá contando pra gente do progresso!!

  21. Que legal, gostei muito da sua maneira de falar por ter identificado as coisas que tem te atrapalhado a alcançar seu objetivo. Realmente beber agua faz toda a diferença na nossa saude. Quero acompanhar sua evolução. Grande beijo

  22. eu comecei uma reeducação alimentar e confesso que nao ta muito fácil
    eu como demais e nao consigo controlar e quanto aos exercícios, eu simplesmente detesto, ate faço, mas nao gosto rsrs
    enfim, torcendo por voce aqui, vamos conseguir

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