Responsive image

março 18, 2019

Mel como anti-inflamatório e cicatrizante

Postado por Erica

Ontem, 17 de março, foi o dia nacional do mel e claro que não podemos deixar passar em branco já que além de anti-inflamatório ele é também cicatrizante!

E claro, também, que daremos várias receitinhas de como incluir o mel na sua rotina de beleza (e se não estiver, está na hora de ter 🙂 ).

Quem é fã de produtos naturais sabe das maravilhas que o mel pode fazer não só como alimento mas também na nossa rotina de beauty.

Para começar temos diversos tipos de mel, alguns deles como o da flor de laranjeira são bem comuns e mais em conta.

Já outros como o mel “élfico” produzido na Turquia, é um dos mais caros do mundo podendo chegar a R$ 16.000,00 isso mesmo, você não leu errado, esse mel é tão especial que custa em média 16 mil reais 🙂

Mas claro que o povo é esperto e já começaram a “clonar” o mel élfico que pode ser encontrado em algumas feiras por R$ 48,00.

O mel na alimentação

Muito usado como adoçante natural, o mel é ingrediente indispensável em diversos tipos de dietas por ser mais saudável que o açúcar e o adoçante industrializado.

Cada tipo de mel possui uma característica distinta de acordo com a planta ou local em que é produzido e por isso também as propriedades são diferentes.

O mel de abelhas africanizadas (com ferrão) possui em torno de 80% de açúcar.  Já o mel de abelhas sem ferrão tem em média 70% de açúcar e são mais espessos.  Esse é um ponto que diabéticos precisam tomar muito cuidado, não é pq é um produto natural que está liberado para todos.

Além de fonte de energia, o mel também é rico em potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto, cobre entre outros minerais.

Hoje em dia com as dietas mais naturais já é possível encontrar várias receitas que substituem o açúcar pelo mel.

O mel na rotina de beleza

Se você é dessas que ama cuidar da pele então provavelmente já se deparou com algum produto que tenha mel na composição.  Ou ainda já usou mel in natura em alguma receitinha caseira 🙂

Por todos os benefícios que ele tem, o mel é amplamente usado na industria cosmética e olha, quem usou jura que é maravilhoso!

Além de ser fonte de vitamina C, ou seja, ajuda no clareamento das manchas e também na síntese do colágeno; o mel tem ação cicatrizante, revitalizante e antibacteriana.

Quem tem o cabelo oleoso pode usá-lo para limpezas profundas sem danificar os fios.

Entendeu agora pq tem tanto cosméticos que usa mel na formulação?


Sugestões de como inserir o mel na rotina de beleza

  1. Esfoliante – combinado com outros elementos como açúcar, fubá ou café o mel é um poderoso esfoliante capaz de diminuir os poros e a oleosidade além de cuidar das espinhas que insistem em inflamar.
  2. Hidratante – combinado com óleos, o mel terá uma ação hidratante e cicatrizante.  E você pode usar tanto na pele quanto nos lábios.
  3. Cabelos – já nos cabelos, ele ajuda na limpeza e diminuição da oleosidade, você pode misturar no creme ou shampoo.  Já existem no mercado várias linhas com mel na composição, também é uma boa opção.
  4. Lembra que eu falei da vitamina C, pois é, ele tem o poder de clarear manchas e tonificar a pele.

⇒ Leia também: 5 passos para uma pele saudável, linda e bem cuidada.

Misturinhas com mel

  1. Mel + fubá
  2. Mel + açúcar
  3. Mel + pó de café
  4. Mel + clara de ovo
  5. Mel + aveia
  6. Mel + abacate
  7. Mel + óleo de amêndoas
  8. Mel + iogurte
  9. Mel +cenoura
  10. Mel + óleo de coco

A receita é bem simples: basta misturar os ingredientes.  A textura e quantidade dependem de onde será usado, no cabelo ou na pele.  No geral, deixe agir de 15 a 20 minutos e enxague bem.

Tags: , , , ,

12 Comentários

Deixe o seu Comentário aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *