Responsive image

fevereiro 22, 2018

Significados dos símbolos da Páscoa

Postado por Erica

Bom dia!  O dia dos ovos de páscoa está chegando!! Então nesse post falaremos sobre os Significados dos símbolos da Páscoa 🙂 pq nem tudo é chocolate 🙂

Coelho da páscoa

O coelho de Páscoa tornou-se o símbolo da fertilidade e da vida, devido a particularidade deste animal de se reproduzir em grandes ninhadas.

Está relacionado com a Páscoa por representar a esperança de vida na Ressurreição de Jesus Cristo.

Vários povos da antiguidade já consideravam o coelho como símbolo da fertilidade, pois com a chegada da primavera, eram os primeiros animais a saírem de suas tocas.  Com o passar dos tempos, os coelhinhos de chocolate entraram para os costumes das festividades da Semana da Páscoa.

Assim como os ovos de chocolate, os coelhinhos viraram tradição de presente no Domingo de Páscoa.

Ovos de páscoa

Os ovos também estão relacionados a fertilidade e uma vida nova.

Por representar o nascimento e a vida, presentear com ovos era um costume antigo entre os povos do Mediterrâneo.  Durante as festividades para comemorar o início da primavera e a época de plantio, os ovos eram cozidos, pintados e presenteados, para representar a fertilidade e a vida.

O  costume passou a ser seguido durante as festividades dos cristãos, onde eram pintados com imagens de Jesus e Maria, representando simbolicamente o nascimento do Messias.

Cordeiro

Este é um dos símbolos mais antigos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento.  Naquela época, a Páscoa era celebrada com o sacrifício de um cordeiro.

Quando os hebreus foram libertos da escravidão no Egito, Moisés sacrificou um cordeiro em agradecimento a Deus.  Para os cristãos, também simboliza a crucificação de Jesus.

Colomba pascal

É um pão doce em formato de pomba. A pomba simboliza a paz de Cristo e também a presença do Espírito Santo.

Pão e vinho

simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia (Santa Ceia).

Há diferença entre a páscoa cristã e a páscoa dos judeus, mas esse já é outro assunto 🙂

Tags: , , ,

Deixe o seu Comentário aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *