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outubro 3, 2017

Jimmy Choo, sapatos que são jóias

Postado por Erica

Bom dia!  Que tal falarmos de sapatos, que alias é a paixão de 90% das mulheres 🙂 Jimmy Choo, sapatos que são jóias.

Jimmy Choo, jóias ou sapatos

Seus sapatos são como joias, enquanto os outros todos são bijuterias. Os materiais são de primeira e há sandálias de seda, outras com couro de crocodilo, com detalhes surpreendentes como laços de veludo e fivelas de repletas Swarovski.

Queridinha das celebridades, suas criações são presença obrigatória nos tapetes vermelhos e virou referência pop em filmes como “O Diabo Veste Prada” e até em uma música de Beyoncé. Essa é a descrição mais fiel da bem sucedida marca de luxo JIMMY CHOO, cujos produtos revelam exuberância através do trabalho artesanal.

 

Como começou a história de Jimmy Choo

O sino-malásio Jimmy Choo Yeang Keat (foto abaixo), filho de um sapateiro chinês que lhe ensinou seu ofício e que aos 11 anos já desenhava calçados para a mãe, fez história produzindo sapatos sob encomenda para uma pequena clientela em seu ateliê no East End, em Londres, cidade na qual chegara para estudar design de calçados no Cordwainers Technical College. Fazia à mão lindos sapatos forrados com tecidos acetinados.

O discreto artesão tinha uma cliente ilustre: a princesa Diana. Para ela, fazia sob medida peças preciosas que combinavam impecavelmente com suas roupas. Suas criações eram ousadas e levavam pedras, cristais e outros materiais nobres.

A revista Vogue

Em 1988, a tradicional revista Vogue fez um editorial mostrando o sofisticado design e a qualidade excepcional de seus sapatos. A partir daí, Jimmy passou a ser o responsável pelos calçados de celebridades e socialites internacionais. Uma das mais famosas admiradoras de seu trabalho foi a Rainha Margareth II, da Dinamarca, além é claro da princesa Diana.

Parceria entre Tamara Mellon e Jimmy Choo

Em 1996, o artesão foi definitivamente descoberto pela editora de acessórios da revista Vogue britânica, Tamara Mellon (filha da modelo Anne Davies, que foi o rosto do perfume Chanel n°5 nos anos de 1960), que se tornou sócia no negócio de Choo por ₤150 mil, dinheiro emprestado do pai, o empresário Tom Yeardye, fundador da gigante de produtos para cabelos Vidal Sassoon.

O que parecia apenas um gesto de vaidade virou um império. Com isso foi criada oficialmente a marca JIMMY CHOO para vender calçados comercialmente. Depois abriu uma fábrica e um escritório na Itália para produzir os sapatos, e apresentou seus trabalhos para os principais jornalistas de moda da Europa e dos Estados Unidos. Sucesso imediato perante um público que podia pagar muito.

A primeira loja inaugurada

Pouco tempo depois, em 1997, a primeira loja da marca era inaugurada, em Knightsbridge, uma das zonas comerciais mais sofisticadas de Londres.

Na sequência, inaugurou outras quatro lojas na capital inglesa: New Bond Street, Draycott Avenue, e dentro das lojas de departamento Harvey Nichols e Selfridges.

Em 1998, a marca anunciou pela primeira vez nas páginas da revista Vogue. Nos anos seguintes, Tamara transformou a marca JIMMY CHOO em ícone mundial de luxo no segmento de calçados e acessórios.

Jimmy Choo e Sex and the City

A consagração foi decretada pela personagem Carrie Bradshaw, interpretada por Sarah Jessica Parker no seriado “Sex and the City”, que foi responsável por levar seu nome (e o fascínio por seus sapatos) ao mundo todo.

Mais sucesso veio com a abertura da primeira loja americana, em Beverly Hills, e com o talento da jovem Sandra Choi, atual designer da marca e ex-assistente de Choo (do qual é sobrinha), que passou a produzir coleções mais abusadas e jovens, sem esquecer a qualidade e o perfeccionismo do estilista, sabendo aplicar a essência de seu trabalho nos calçados feitos em larga escala, trazendo para os modelos combinações inovadoras com elementos clássicos, criando um estilo muito próprio que é imediatamente reconhecido.

Os últimos anos

Nos últimos anos, enquanto muitas marcas se debateram para driblar a crise mundial, o principal desafio da JIMMY CHOO foi conseguir atender uma demanda crescente de aficionados pela marca e aumentar sua linha de produtos, como por exemplo, em 2011, quando lançou a primeira coleção de sapatos masculinos, e sua primeira linha de perfumes.

Além disso, inaugurou uma segunda loja em Paris na Rue Saint-Honoré. A loja de Paris possuía todos os elementos da marca JIMMY CHOO: uma ala VIP, mais espaço para exibir os produtos e uma localização privilegiada, ao lado de marcas como a Colette e hotéis como o The Ritz Carlton.

A França é atualmente o segundo maior mercado da marca inglesa, depois do Reino Unido. Fora da Europa, a JIMMY CHOO inaugurou lojas em Macau, Pequim, Tóquio e Los Angeles.

Além disso, outras unidades foram inauguradas na Arábia Saudita, Dubai e Hong Kong. Mais recentemente, em 2014, além de abrir capital na Bolsa de Valores para ampliar sua expansão global, com o objetivo de melhorar o posicionamento de luxo da marca e criar uma oferta mais personalizada para seus clientes, foi lançado o serviço Made to Order, que oferece a possibilidade de customizar alguns modelos de sapatos.

O exclusivo serviço oferece sapatos customizáveis com diferentes cores, materiais (cetim, camurça, lantejoulas ou peles exóticas) e até altura de salto. O toque final deste serviço inédito: cada par de sapatos pode ser decorado com um monograma com as iniciais à escolha de cada cliente. Este ano também foi marcado pelo lançamento do primeiro perfume masculino da marca.

Em 2011 quando a marca completou 15 anos, foi lançada uma coleção de 15 sapatos ícones da marca, trazendo de volta calçados que marcaram a história da JIMMY CHOO. Entre os favoritos estão o sapato Feather, que Carrie perde em um episódio de “Sex and the City” e ajudou a consolidar a marca; e a sandália Macy, um modelo mais clássico e discreto, mais sem perder a essência moderna da marca.

Pioneira na arte de vestir celebridades, a marca foi uma das primeiras a trazer sapatos e bolsas para o red carpet, especialmente nas premiações do Oscar.

Hoje a popularidade da marca é tanta que nas salas de bingo da Inglaterra o número 32 (thirty-two) é cantado com a rima JIMMY CHOO.

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