Responsive image

novembro 21, 2016

Livros de moda para iniciantes

Postado por Erica

Bom dia, Mulherzinhas!
Sempre fui fascinada pela moda, desde que eu me lembro ?? não me considero uma experta, mas gosto de pesquisar sobre o assunto, saber a história, entender o pq da moda e principalmente fazer a ponto entre moda e o momento sociocultural da época.
Pensando nisso e imaginando que muitas de vocês estão na mesma situação que eu, vou indicar 5 livros sobre moda para pessoas iniciantes, eu ia indicar 10 livros mas percebi que o post ficaria muito comprido, então deixaria os outros 5 para outra ocasião ??
1 – Moda com propósito – Manifesto pela grande virada
Autor: Andre Luiz Braga Carvalhal
Editora: Paralela
Valor: R$ 49,90
Descrição: Em um mundo cada vez mais conectado, a moda ganhou força e conquistou espaço na vida das pessoas. Agora estamos cheios de produtos e sempre queremos mais. Nos últimos anos, porém, essa ansiedade gerada pelo consumismo tem deixado a sociedade e o meio ambiente esgotados, e a promessa de que a compra traz felicidade claramente não vale mais. No entanto, muitas marcas continuam buscando o lucro através da compra desenfreada. Questionador como sempre, André Carvalhal reflete sobre essas contradições para apresentar aquilo que deveria nortear todas as marcas da atualidade: o fazer com propósito. Mirando muito além da venda e do marketing, ele nos mostra como é necessário entender certos valores ? como sustentabilidade, comércio justo, consciência social e cultural ? para ser capaz de inovar e empreender com sucesso. Assim como é preciso aprender a viver com menos, pensar nas consequências de se buscar sempre o mais barato e refletir no impacto social de cada ação — e isso vale também para os consumidores. Afinal, com informações atualizadas a cada segundo, não basta simplesmente trabalhar por dinheiro. É preciso, acima de tudo, buscar esse novo olhar, para se viver e conquistar com propósito.
2 – Moda sustentável – um guia prático
Autor: Gwilt,Alison
Editora: GG
Valor: R$ 110,00
Descrição: Este livro é um guia prático para a aplicação de estratégias de sustentabilidade em cada um dos passos que compõem o processo de criação e produção de moda. Partindo do dia a dia do trabalho na indústria da moda, Alison Gwilt concentra-se nas diferentes tarefas e na tomada de decisões, que são realizadas em conjunto com o desenvolvimento de uma coleção de moda, para oferecer conselhos e alternativas práticas que apostem em um enfoque sustentável.Desde a busca pela empatia na criação e no uso de materiais até a modelagem com zero resíduo das técnicas de revalorização, este livro lista os impactos socioambientais relacionados ao ciclo de vida dos produtos e analisa, com foco extremamente prático, as estratégias que os estilistas de moda podem adotar para avaliá-los durante o processo de criação. Este livro é ilustrado com muitas fotografias e desenhos e conta com exemplos e casos práticos extraídos das marcas de produtos de moda que já se tornaram referência em âmbito internacional. Alison Gwilt, formada em moda e têxteis pela Central Saint Martins College of Arts de Londres, é pesquisadora e professora de moda especializada em sustentabilidade. É também professora dessas matérias no Art and Design Research Centre da Sheffield Hallam University, no Reino Unido.
3 – A moda imita a vida
Autor: André Carvalhal
Editora: Senac/RJ
Valor: R$ 51,50
Descrição: Na moda ou na vida estamos sempre buscando o nosso espaço.

 

Quem somos? Onde estamos? Pra onde vamos? O questionamento é o ponto central da nossa existência, como se tudo precisasse ser revelado no campo da racionalidade (ou da afetividade) para existir.  Quando se trata da construção de uma marca, descobrir o que fazer tem muito a ver com descobrir quem a marca é.  Com jeitinho de “autoajuda”, mas sem a menor intenção de trazer receitas ou respostas milagrosas, A moda imita a vida tem o objetivo de gerar insights sobre caminhos de construção e manutenção de uma marca de moda, por meio do seu autoconhecimento.  A partir de entrevistas com alguns dos principais profissionais do mercado e criadores de grandes marcas, como Oskar Metsavaht, Ronaldo Fraga, Isabela Capeto, Kátia Barros e Marcello Bastos, o livro aborda as principais questões de uma marca na construção da sua identidade, imagem e posicionamento.
4 – Tudo sobre moda
Autor: Fogg, Marnie
Editora: Sextante/GMT
Valor: R$ 59,90
Descrição: A história do vestuário diz muito sobre a sociedade e seu tempo, e não há como negar que hoje a moda é um fenômeno global. Dos estilos de vestir da Grécia e Roma antigas até as surpreendentes criações contemporâneas, este livro reúne mais de 20 séculos de moda, apresentando um panorama de sua origem e evolução nos quatro cantos do mundo. Organizado cronologicamente e escrito por uma experiente equipe de críticos e jornalistas especializados, este guia é fundamental para entender a relação do homem com a indumentária e o espaço cada vez maior que a moda ocupa na sociedade.
• Destaca os principais designers e grifes e suas contribuições para os mais diversos estilos e tendências, oferecendo uma análise detalhada de suas criações.
• Ajuda a compreender o contexto sociocultural em que as vestimentas foram criadas.
• Apresenta a história da moda de maneira acessível, numa diagramação que facilita a leitura e com mais de mil ilustrações.
• Proporciona o entendimento aprofundado do processo criativo da alta-costura: o conceito, a atenção aos detalhes, os triunfos na passarela.
5 – Sociologia da moda
Autor: Godart, Frédéric

 

Editora: Senac/SP
Valor: R$ 47,00
Descrição: A moda afirma, une, distingue, separa. Identifica, conglomera e rechaça. Muitos fatores a ela se entrelaçam, e sendo um fato social complexo, estabelece vínculos nas áreas da economia, da política, das artes, do lazer e do consumo, numa dinâmica que muitas vezes dificulta sua análise. Esse livro adota um ponto de vista sociológico, mas não ignora as contribuições da economia, da geografia ou da história. Afirmação, convergência, autonomia, personalização, simbolização e imperialização.
O assunto moda é extremamente extenso principalmente se formas analisar todas as vertentes, mas ficam aí alguns livros que valem super a pena ler.
Este post faz parte do projeto Unitd Week do grupo United Blogs.  E fiquem ligadas pq teremos posts a semana inteira ?

Tags: , , ,

30 Comentários

Deixe o seu Comentário aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *