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outubro 27, 2014

Etiqueta ao Telefone

Postado por Erica

Bom dia, Mulherzinhas!

Ter bons modos ao telefone pode fazer uma diferença enorme na carreira de uma pessoa. Veja a seguir como evitar alguns erros muito comuns, que são cometidos, inclusive por executivos experientes:

* Tenha sempre papel e caneta e anote os recados; pergunte se o outro pode falar naquele momento;
* Desligue o celular em reuniões, eventos e locais públicos – a menos que esteja aguardando uma ligação urgente!

* Se o celular de outra pessoa tocar nunca atenda!
* Ao atender ao telefone, diga o seu nome e pergunte “em que posso ajudar?”. Evite perguntar “quem fala?”. Só faça esta pergunta se não conseguir identificar quem está falando.
* Se a pessoa se identificar usando o título de doutor, professor, etc., trate-o pelo título, nunca somente pelo nome.
* Enquanto estiver falando ao telefone, não faça outras coisas como digitar, mexer com papéis etc.  A pessoa do outro lado, com certeza, vai perceber e pode achar que você não está lhe dando a devida atenção.

* Não coma enquanto estiver ao telefone. Mesmo o som de uma simples bala, chiclete ou pastilha é percebido pelo interlocutor e pode ser interpretado como pouco caso seu.
* Não tussa, espirre nem assoe o nariz diretamente diante do telefone. Desculpe-se e afaste-se do aparelho por alguns instantes.
* Se precisar deixar o aparelho por alguns instantes, coloque-o com cuidado sobre a mesa para não fazer barulho.
* Durante uma reunião na sua sala, se o telefone tocar, peça licença aos demais, atenda e, ao desligar, desculpe-se pela interrupção.

* Se você recebeu a ligação e precisa de algum tempo para dar uma resposta, comprometa-se a ligar, informando quando e a que horas telefonará.
* Já se foi você que fez a ligação, e a outra pessoa precisa de um tempo para dar uma resposta, pergunte quando e a que hora você pode voltar a ligar.

* Sempre que ligar ou atender o telefone, esqueça seus problemas pessoais.  Sua voz deve soar calma e agradável, por mais que esteja sobrecarregado de trabalho.

E lembre-se: quem faz a ligação deve desligar primeiro.
Esta regra só deve ser quebrada quando o outro estende demais a conversa e não percebe que está
na hora de desligar, mesmo depois de você dizer que está muito ocupado ou que tem um
compromisso urgente naquela hora.

Uma saída educada é interromper a conversa dizendo “foi um prazer receber sua ligação, mas eu
preciso desligar”. Se ele mesmo assim não desligar antes, você pode desligar primeiro.

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