Responsive image

agosto 29, 2014

O vintage está na moda

Postado por Erica

Bom dia, Mulherzinhas!
Eu sou vidrada no estilo vintage.
Cada vez mais usado na decoração, o estilo vintage valoriza influências passadas que compõem a história do design. São móveis, objetos, lustres e vários outros produtos produzidos nas décadas de 50, 60 e 70.

 

A arquiteta de interiores, Claudia Bullara, destaca que a iluminação, por exemplo, tem modelos específicos, como lustres originais (restaurados ou não, novos ou assinados), dão um “ar” mais despojado aos ambientes, proporcionando sofisticação. “São modelos maravilhosos e bem variados, que vão desde pendentes com cristal, vidro ou bronze”, conta.

Claudia ressalta ainda que deve-se considerar que ainda há moradores que adoram o estilo como um todo. ”Neste caso, temos que ter ainda mais cuidado com as escolhas, para manter a harmonia do ambiente no final”. Ela também aconselha evitar o abuso do vintage.

“Em geral, os objetos têm cores fortes e sólidas, estampas marcantes, tecidos com textura e brilho, tudo muito marcante para mesclar e combinar”, explica.

 

“Ser vintage, hoje, está ligado à reutilização de objetos”, afirma Claudia. Para ela, a união de estilo com acessórios mais antigos é uma tendência contemporânea.

“Podemos incorporar à nossa decoração atual, ainda que seja ‘clean e moderna’, alguns itens vintage. Eles se tornam ainda mais interessantes quando nos trazem a história da nossa família, por exemplo”, conta.
Em relação às referências do estilo que podemos reaproveitar sem exagerar, a arquiteta de interiores ressalta que não existe uma regra exata. O mais adequado é reunir em casa, objetos que nos sentimos bem de olhar e estar perto todos os dias.
Reutilizar artefatos que hoje são obsoletos, como vitrola, máquina de escrever ou mesmo videocassete são ideais para a adaptação do moderno e do antigo. “Acho bem bacana usar esses itens na decoração, principalmente quando eles têm história e nos trazem lembranças agradáveis”, completa.

 

Tags: , , ,

34 Comentários

Deixe o seu Comentário aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *